terça-feira, 13 de março de 2012

Ipads - mais pontos favoráveis e limites

Bom,

 

Várias atividades estão rolando. A professora de ciências do 7o. ano levou os alunos aos jardins do campus para fotografarem a flora, classificarem-na e inserirem pequenos textos nas fotos explicando as características de cada espécie. A professora de geografia da 7a. série utilizou um aplicativo de asotronomia ( SkyView) para que eles possam compreender melhor os movimentos de rotação e translação da terra, parte do tempo trabalhando na lousa (ambas as professoras plugaram o Ipad no projetor para ampliar e discutir o que estaria sendo trabalhado e isto funciona bastante bem, é preciso apenas estar com um conector especial, custa R$ 110,00, somente nas lojas Apple e precisa ter vários a disposição - aqui uma desvantagem, todo mundo usa PC no colégio, nas salas só PC e os computadores e portáteis da Apple exigem conectores especiais...) e parte do tempo trabalhando diretamente com os alunos. A primeira vantagem observada é a portabilidade. Os alunos andando pelo campus, fotografando, editando no próprio jardim, fácil. Dificuldade: gerenciamento de arquivos - uma verdadeira epopéia atrás de uma aplicativo que permita criar pastas, reencontrar os arquivos e especialmente exportar de maneira simples o material produzido, por exemplo num keynote - ferramenta que foi muito útil para a preparação das fotos com pequenas inserções de texto e que não conseguiamos exportar para finalizar num outro computador. Muito a conquistar ainda.... antes de considerarmos um tablet um instrumento completo para o aluno.

Posted via email from Professor Conectado

Nenhum comentário: