Pense no aluno em casa resolvendo exercícios de matemática. Sozinho, empacado, na hora em que ele mais precisa de ajuda, seu professor está longe. E quando ele vem para a escola, o professor passa o tempo todo falando, ou tentando ouvir ou atender a todos e pouquissimo disponível para ouvir o seu problema. Esta é uma das justificativas do destaque que esta técnica chamada Flipped Classroom ou Sala de Aula Invertida vem tendo. O aluno trabalha a parte teórica em casa e resolve exercícios na classe. Com o sucesso da Khan Academy, fenomeno viral na internet, algumas escolas americanas estão utilizando as vídeo-aulas de Khan para o aluno estudar em casa, "liberando" tempo de aula expositiva para que os alunos possam trabalhar melhor. Este fenomeno serve, no mínimo para refletirmos sobre nossas práticas. Questões interessantes:será que já não fazemos esta inversão muitas vezes, quando o aluno produz, pesquisa, responde questões, elabora na lição de casa? será que o uso do vídeo didático, reproduzindo aulas expositivas, mesmo que adornado por técnicas de produção interessantes, é efetivo? ( meu filho de 13 anos diz que dormiria depois de 5 minutos). Será que o discurso de que a aula expositiva tem de acabar não joga o bebê e a água junto? (há tantos bons contadores de história que transformam uma aula em algo fanstáticamente imersivo, especial). Por que o Khan faz tanto sucesso? Onde está o segredo por detrás de vídeos curtos, didaticamente bem conduzidos, mas toscos e arrastados? Talvez na sequenciação cuidadosa, avaliando o aluno a cada passo e indicando o ritmo com que ele deve evoluir. Me lembra o Método Kumon, algo que pode ser útil no treinamento da técnica matemática, mas não pode ser aplicado as demais áreas do conhecimento. Vamos usar esta nova moda para provocar os professores a pensar, mas sem aderir, por favor.
Um comentário:
"Sem aderir", professor??? Isso não seria pré-julgamento?
O sr. leu o suficiente sobre os estudos de casos no exterior? O sr. tem acompanhado os estudos recentes da neurociência cognitiva, mostrando o quanto uma aula de 50 minutos consecutivos pode ser absurdamente ineficiente? Qual foi a última vez que o sr. sentou numa sala de aula para aprender algo realmente novo, pelo menos para lembrar de tudo que não funciona no ensino tradicional? Já que falou em dormir, tente ficar acordado por mais de 5 min numa aula em que você não consegue acompanhar o ritmo do professor-palestrante, que já está careca de saber aquilo que vc não conhece.
Eu não consigo imaginar uma área de conhecimento que não possa aplicar a "técnica" da sala de aula invertida. Aliás, eu não consigo (nem quero!) imaginar salas de aula que não sejam "invertidas" dentro de 30 anos... a indisciplina galopante nas salas de aula de todos os níveis mostra que as crianças e jovens não vão mais tolerar isso por muito tempo...
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