Na semana passada, a professora de portugues da 8a. série utilizou-se novamente do CMAP, construtor de mapas conceituais gratuito produzido por um Instituto da Flórida, para que os alunos produzissem uma gramática visual sobre período simples, um resumo-síntese de toda a estrutura gram
atical até aqui trabalhada. Acompanhando a atividade pude perceber a qualidade da síntese exigida na produção destes mapas pelos alunos. A necessidade de se colocar algum termo, chamado enlace, ligando cada conceito, obriga o aluno a produzir uma narrativa, uma lógica que demonstra a conexão destes conceitos. Para tal, será preciso buscar o significado que distingue, por exemplo, um adjunto adnominal de uma adjunto adverbial ao mesmo tempo em que se demonstra a hierarquia na qual estea gramática repousa. Alem disto, fotografa-se a compreensão instantânea do aluno, que se for submetido novamente ao mesmo exercício dali algum tempo, tendo aprofundado mais seus conceitos sobre o tema, nova fotografia se imprimirá e na comparação pode-se obter valiosos insights sobre o que efetivamente cada qual compreendeu sobre aquilo. Uns são prolixos e desestruturados, outros objetivos e lineares, outros repletos de exemplos e sginificado. O professor raramente enxerga tão profundamente a mente de seus alunos. E finalmente, a Debora, a professora aqui vai manter este mapa impresso como fonte de consulta para o aluno ao longo de todo o ano, dando ainda outro significado a produção.

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