quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tecnologias transparentes e a vontade de sair da sala de aula

Tenho trabalhado intensamente nestes ultimos 5 anos, pelo menos, na direção da tecnologia transparente. Habitando o espaço de trabalho convencional de professores e alunos como em qualquer lugar, inserido no contexto, de acesso imediato, just-in-time, quando necessário, naturalmente, sem necessidade de agendament, transporte, remoção dos alunos de um local para outro.... se analisarmos strito-senso, a atividade num laboratório de informática, como o próprio nome laboratório sugere, é uma atividade planejada, aritifical, controlada, longe de atingir a integração natural que pretendemos da tecnologia no trabalho pedagógico. Mas, com todas estas evidencias em jogo, surgem outros movimentos, como por exemplo, a de que é interessante sair de sala de aula com os alunos. Varia a dinâmica, sai da monotonia, motiva os alunos, eles mudam de ambiente, produzem melhor, trocam de posição, interagem em grupos diferentes,.... Durma com um barulho deste! Enquanto sonho com o fim dos laboratórios, o professor procura espaços novos para trabalhar. Talvez possamos pensar em salas dinamicas, que contemplem wi-fi e onde os alunos podem trazer seu portátil e trabalhar neste espaço diferente. De fato pensamos aqui no colégio em integrar biblioteca e centro de informática numa midiateca, integrando estações de consulta e estantes, permitindo que estas estações possam virar um lab com micros potentes (para aquelas situações de edição mais avançada que um tablet ou um net não deem conta) e com espaços abertos para estas outras salas de aula...

Posted via email from Professor Conectado

Nenhum comentário: