segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Caminante, no hay camino, se hace camino al andar.....

Vejo novamente editorial na folha indicando que mesmo com todos os problemas a compra de tablets pelo MEC para escolas públicas a iniciativa valerá a pena pois movimentará a cultura na sala de aula, ampliará o escôpo da pesquisa do aluno, motivará todos os agentes,.... Pode ser chamado de espontaneísmo, mas insisto que talvez seja o caminho mais profícuo na gestão da cultura digital docente. Experimentar fazendo, em contato direto com a tecnologia no ambiente real, na sala de aula. Vejam como justifico isto. Volta as aulas, semana passada, construímos um prédio novo, com 30 salas. Como em todo final de obra, muita coisa por fazer e a última camada que entra no prédio é a informática. Portanto, iniciamos a semana com muitos problemas de rede, de projetores sem funcionar, de cabos mal colocados,.... Apesar de havermos alertado os professores a terem paciência nesta primeira semana de aula quanto ao uso dos projetores e da internet no apoio a aula expisitiva, na 5a. feira, 4o. dia de aula, já havia aqueles que diziam, "poxa, já contornei o máximo que podia, mas preciso projetar tal coisa.... tenho de mostrar alguns sites e não tenho saída,.... preciso ilustrar minha aula com 3 imagens e não tenho alternativa,......". há 2 anos atrás, simplesmente instalamos um projetor em cada sala de aula, sem capacitação, sem preleção, gradualmente eles foram incorporando novas estratégias de exposição e hoje, quando planejam suas aulas já contam com imagens, vídeos, sites e apresentações como parte natural do seu plano de aula, não vivem mais sem.... como os tablets será muito semelhante. Como todo respeito aos planejamentos e aos projetos pedagógicos bem estruturados, há coisas que simplesmente pedem passagem e mostram-se válidas ao serem utilizadas. Caminante, no hay camino, se hace camino al andar.....

Posted via email from Professor Conectado

Nenhum comentário: