Estive trabalhando na semana passada com o professor de língua portuguesa do 2o. ano do médio, o Luís Aquino. Ele estava estruturando uma atividade inicial com seus alunos, onde queria discutir a estrutura do romantismo, usando José de Alencar, mais especificamente um de seus contos, chamado 5 minutos. Como a edição que ele queria estava esgotada e o conto tem 26 páginas, ele imediatamente pensou em utilizar a mídia digital, evitando impressão de 200 X 13 folhas ( pensem bem neste volume - 2600 folhas de papel). Mais, ele sonhou em usar os tablets para que cada aluno pudesse abrir uma versão em .pdf ou .epub e adicionar comentários e compartilhar estes comentários para abrir em outras plataformas. Como vêem, avançada a concepção do professor, o que muito nos orgulha. Confesso que sempre fico motivadissimo com tais desafios, que, neste caso, eram encontrar um reader que permitisse este compartilhamento ( o Ibooks do Ipad não compartilha, precisamos buscar um chamado Good Reader, muito bom a U$ 5,00 e descobrir que não existe versão para Android - e queremos aqui na escola stressar esta diversidade - não quero obrigar as familias a comprarem Apple nem queremos ficar refens desta máquina). Outro desafio era fazer os 42 navegarem no wi-fi do ensino médio cujo prédio tem paredes grossas demais. Acabamos descendo para o laboratório, onde eles trabalharam em duplas e perdemos algo do mais rico que seria o registro individual. Utilizamos o velho Word, e os alunos inseriram comentários no modo revisão, o que tambem constitui exercício interessante para o curriculo de informática. O desafio agora é viabilizar tal atividade e manter acesa a chama de inovação neste professor ( e nos demais, obviamente).
Um comentário:
este é um teste....
Postar um comentário