No dia 29 recebemos a visita do CEO da P3D, empresa que desenvolve soluções para apoio a aula expositiva nas áreas de geografia, ciências, química e biologia. Nosso objetivo ao convidá-los era ampliar nossa reflexão, em particular ao dos professores destas disciplinas, sobre o uso que fazemos de projeção em sala de aula. Será que aproveitamos bem o potencial desta ferramenta? Será que nossas aulas ganham dinâmicas eficientes? Será que tornamos nossas aulas mais previsíveis e monótonas, abusando de power point, por exemplo? Será que planejamos de forma inteligente nossas aulas para uso destes recursos de projeção, internet,...?
A P3D é talvez a mais criativa empresa neste nicho, de produção de material interativo para projeção em sala de aula. Já os havíamos recebido há 3 anos e ainda havia um material incipiente. Hoje eles tem um conjunto mais relevante dentro destas áreas do conhecimento.
Achei engraçadas as reações dos professores: alguns, quando apresentados ao material de sua disciplina, pediam: vocês tem algo sobre ...? Não professor. E sobre .... Não professor, mas nós temos isto que tangencia o assunto que o sr. deseja e veja que beleza de abordagem,..... Outros continham-se ao apresentado e deliciavam-se com as nítidas vantagens que uma mídia controlada pode dar no apoio a certos assuntos. Você conseguem, por exemplo, mostrar toda hidrografia brasileira, animar a direção do movimento de cada rio, girar e aproximar o mapa para demonstrar bacias, direções dos rios,....colocar as fronteiras dos estados para observar quais são delimitados por rios,.... num ganho real, impossível até de executar tal demonstração de outro modo. Porem, este assunto talvez não seja relevante para a grande maioria dos professores de geografia, que sdorariam por exemplo, um mapa das grandes concentrações urbanas sobreposto ao de industrialização,.....
Os critérios que levam uma empresa a optar por desenvolver tal ou tal conteúdo são inerentes a cabeça de um ou alguns especialistas e das possibilidades técnicas de desenvolvimento e isto nem sempre combina que o que o conjunto de professores precisa de fato.
Impasse para quem produz e para quem consome. Caminho espinhoso. Só serve mesmo para escolas que adotam tecnologia como instrumento de marketing, com todo respeito aos nossos colegas que gentilmente nos visitaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário