quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mapas conceituais ajudando a estruturar a análise sintática

Na aula de português, 8a. série, a Debora procura fazer seus alunos resumirem a estrutura sintática da língua e, portanto, organizarem uma síntese do aprendido ao longo do ano em gramática. Estes esquemas ajudam a estudar, permitem a revisão de tudo, e podem ser úteis frente as novas demandas deles no ensino médio. Em parceria com o CEI, utilizamos o CMAP, ferramenta de produção dos mapas conceituais para a execução desta tarefa. Os alunos fizeram esquemas gerais em casa e a partir destes, com uma introdução geral no uso da ferramenta (que é simples e versátil) produziram os mapas em cerca de 60 minutos, em média. De posse deles, estão fazendo a prova do 3o. período. Os resultados apontam para a importância dos enlaces, ou seja, os textos que dão significados as relações entre cada conceito. Para significar, por exemplo, que as orações coordenadas sindéticas podem ser aditivas, adversativas,... O que caracteriza cada grupo é a qualidade da conjunção que introduz a oração.  Veja este exemplo de 1 mapa bem executado e reflita sobre a possibilidade de parar seus alunos para que eles executem sínteses como esta.

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