quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Uso inteligente de softwares de apresentação

2 projetos de geografia, de 6a. e 7a. série, nos permitiram, nestas últimas semanas, uma excelente reflexão sobre o uso de ferramentas de apresentação. Trata-se de missão essencial do CEI desenvolver junto aos alunos competências para uma boa utilização do ferramental tecnológico visando necessidades futuras, academicas, pessoais ou profissionais. Sabemos que construir material de apoio a apresentações, aulas expositivas, seminários e fazer deste conjunto ( fala + material de apoio) algo significante é uma destas competências essenciais. Observando os 2 projetos, percebemos ainda as dificuldades e mazelas deste desenvolvimento. No caso da 6a. série, o professor ousou em utilizar o prezi ( http://www.prezi.com/) como ferramenta. O prezi estimula uma produção mais plástica da apresentação e liberta o produtor da visão mais linear do power point. Mas os alunos acabaram enchendo as apresentações de texto puro, texto longo que competia com suas falas, muitas vezes falas que simplesmente liam aqueles mesmos textos. No caso da 7a. o bom e velho power foi utilizado e neste caso com maior equilíbrio. Os alunos tinham de procurar uma linguagem esquemática para construir seus slides. E forma bem sucedidos na maior parte dos casos, embora ainda prevaleça uma comunicação truncada pela necessidade de decorar longos textos que expliquem o material ali desenvolvido. Tambem há de relevar algumas destas questões mediante a idade dos pequenos apresentadores, mas como conclusão levanto algumas hipóteses: é preciso esclarecer e discutir com os meninos quais são as expectativas do trabalho no que tange a comunicação efetiva. É preciso dar-lhes tempo e preparo para um bom uso das ferramentas, mesmo que o power point pareça algo dominado. Diante de um bom planejamento, qualquer ferramenta funciona, ou seja, não é a ferramenta que faz o produto melhorar. Seguimos aprendendo.

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