terça-feira, 9 de outubro de 2012

ancorando um assunto!

Ex_cartaz_13_21
Ex_cartaz_14_17
Estava indo visitar um colégio hoje, e parei para pensar em exemplos de uma boa prática pedagógica com tecnologia, algo que compusesse o projeto maior de uma escola, de deixar marcas efetivas no aluno. Afinal, talvez o que nos move a continuar separando os meninos da vida real, reunindo-os diariamente, será sempre a de dar significado a existência deles. A Mila, professora de geografia da 8a. série, trabalha a queda do muro de berlim de modo interessante. Poderíamos pedir-lhes que depois de ler e ouvir exposições sobre o tema (tema que para quem nasceu em 97, 98 ficou lá para trás), eles produzissem um trabalho. Não ela usou o Adeus Lenin, filme de 2002, como disparador e logo leva-os ao Photoshop para produzirem um cartaz que represente sua percepção do filme e do acontecimento. A leitura de imagens está na alça de interesse direto do jovem e mobiliza sua atenção. A criação de uma peça simbólica, ainda que traga resultados meio maniqueístas, os obriga a buscar mais significado. Pode até vir um trabalho mais convencional depois, numa avaliação ou um texto, mas o assunto está ancorado, definitivamente.

Posted via email from Professor Conectado

Nenhum comentário: