sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Flipped Classroom - dá para pedir ao aluno que trabalhe num assunto antes de organizarmos tudo para ele....

Rutherford
Modelo-atomico-rutherford-bohr-1
Química - 1o. ano do médio. O Rodrigo tinha um desafio logístico, devido a um problema de horário, de dar uma aula simultanea para 2 turmas. Bolou uma aula digital, que saiu excelente. Vamos contar um pouco. Decidiu introduzir um novo tópico, a evolução do modelo atomico das teorias de Rutherford para as descobertas Bohr no início do século XX. Pesquisou objetos de aprendizagem digitais que permitissem ao aluno manipular os conceitos básicos da teoria na epoca e construiu um roteiro simples que permitiu-lhe introduzir o assunto diretamente para a operação do aluno criando o cenário ideal para agora, com eles já familiarizados ( ou incomodados) como  tema, possam trabalhar em classe. A aula seguinte que ele dará esta semana irá organizar estes conceitos intorduzidos assim de forma inicial pela atividade digital. Uma ficha muitissimo bem feita conduziu a exploração dos alunos pelos 5 simuladores e um vídeo selecionados pelo professor. A ficha culminava com uma questão-chave, pedindo a relação entre o espectro luminoso e a teoria de Bohr, exigindo dos meninos uma capacidade de síntese muito elevada. Muitos ficaram vagamente perto, mas usaram sua intuição e passaram uma hora compreendendo que cada gas produz chamas diferentes quando aquecidos e que esta coloração, quando vista sob difração, permitiu aos cientistas elaborar novas teses sobre o comportamento do eletron dentro do atomo, e exigiu da física da época, um avanço em direção a física quântica. O que me interessa enquanto observador da tecnologia a serviço do ensino, é que possibilidades com esta, de antecipar conteúdo não dado em sala, de forma experimental e prática, viabiliza uma outra aula expositiva, que sucede a prática, que amplia e organiza, que encontra o aluno mobilizado, algo envolvido com o assunto. Parabens, Rodrigo. Mandou muito bem!

Posted via email from Professor Conectado

Nenhum comentário: