Evito falar ipads. Prefiro tablets, termo que define uma tecnologia, que converge tudo num aparelho só. Mas nossos testes estão rolando mesmo nos tablets da Apple, que são mais "naturais" para estes mortais. Algumas novas descobertas: estamos produzindo nossa segunda apostila digital no iBook autor. Agora um guia sobre os peixes, inspirado no trabalho das professoras do 3o. Ano. Elas nos entregaram um texto, longo e cheio de detalhes técnicos. Também nos trouxeram alguns vídeos e livros ilustrados sobre vida marinha. Olhando tudo, achamos vídeos maravilhosos, cortamos pequenos pedaços deles e montamos uma base de idéias. Pedimos as professoras que deixassem mais claros os pontos chave na compreensão do aluno sobre o tema ( isto não aparece no texto....) e pensamos em boas perguntas. Bingo, produzimos um ebook que conversa com o aluno a partir de pequenas pérolas em vídeo, acompanhados se boas perguntinhas que preparamos para que o aluno leia ( se ao lado do vídeo vier um bloco de texto, chance zero de o aluno ler) e assista o vídeo mais intrigado. E o texto? Vai virar uma brochurinha que acompanha o projeto. Estamos avançando, procurando explorar o melhor de cada mídia: texto no papel, vídeo e interatividade no tablet... Numa outra aplicação, a partir de uma história original escrita pelos alunos, levamos eles aos ipads para , usando um aplicativo chamado book creator eles possam publicar o seu livro digital, inserindo imagens ilustrações e Audio, tudo feito no ato, usando somente o tablet. Erramos. Começamos digitando o texto no tablet para então buscar as imagens. Se pedíssemos que primeiro eles buscassem as imagens certamente eles fariam uma releitura do texto original que agora deveria vestir as imagens, não acham, apropriando a nova linguagem... Em tempo, descobrimos que para os pequenos, abaixo do terceiro amo, o recurso se acentuação do iPad é divertido para eles ( adoram arrastar e soltar) e pode ser muito útil no trabalho com acentuação. Aprendendo a pensar fira da caixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário