Registrar bons momentos permite que possamos comemorar sempre e também nos apropriarmos do que foi conquistado para subir a níveis ainda mais altos.
sexta-feira, 9 de março de 2012
o valor de uma coordenação pedagógica
Para quem trabalha com tecnologias e move-se constantemente pelo tecido de uma escola, tentando mobilizar a cultura para um uso mais eficaz e plural destas tecnologias, encontrar um coordenador pedagógico antenado é vital. Trata-se de um articulador natural das estratégias e dos planejamentos dos professores, e ascende sobre todo um grupo deles. Portanto, torna-se um amplificador poderoso para podermos chegar a esta cultura ( uma cultura que apresenta-se mais vibrante nas reuniões de série ou de área, normalmente restritas e esparsas). Quanto, então, encontramos um coordenador que é naturalmente conectado, que vibra com as novidades, ele articula-as normalmente na sua prática e provoca os professores constantemente. Talvez tenha tanta força cultural quanto uma formação acadêmica rica, da qual falamos no artigo anterior. Interessante esta história de cultura, pois o trabalho da orientação tecnológica normalmente acontece nos interstícios, nas brechas, do tempo e espaço da escola. Nos minutos de intervalo é que se constróem as inovações, que depois precisam de mais pequenos encontros para tomarem forma e muita boa vontade para segurarmos o risco de nunca chegar na hora H devidamente testados e orquestrados ( vida arriscada essa - o murphy sempre aparece). E neste contato mais diário, quase acidental, não se revela a verdadeira cultura pedagógica, que é uma cultura de grupo, meio corporativista até, que só se revela nas reuniões de professores. Quanto mais parceiros inovadores plantados em posições estratégicas, tanto mais avanço obtemos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário