Novamente nosso professor de geografia trabalha equinócio, estaões do ano, eixo de inclinação da terra usando o software da P3D e a lousa digital. Novamente deleito-me sobre sua habilidade em manusear o ferramental integrado a sua explanação. Questiono-me sobre o que de fato transforma uma lousa digital num instrumento importante ao professor. Vejo tão poucos professores utilizando com proficiência. Na verdade a grandíssima maioria prefere escrever com caneta pilot sobre a imagem projetada e recorrer ao mouse, onde quer que ele esteja - nem que seja preciso chamar o aluno mais próxima para tal, para operar o computador. Talvez seja pela escassez de softwares que exijam um manuseio efetivo ali, no ponto certo, de pé, no centro da atividade. E neste caso, deveríamos conhecer os projetos ingleses ( a Inglaterra adotou lousas digitais em todas as escolas há mais de 5 anos e tem uma indústria completa de aplicações maduríssimas - muito embora pesquisas indiquem, que o uso não produziu resultados impactantes nem na evasão, nem na cognição). Aqui temos poucas opções. Outra boa opção pelo uso de uma lousa digital seria o registro de uma aula bem dada, que poderia ficar gravada, pronta para ser re-utilizada, pelo próprio professor ou pelo aluno. Poucos são os colégios ( digo que são os colégios que limitam a iniciativa, pelo receio de que os alunos nem entrem em sala, sabendo que terão a aula gravada disponível...). Há professores que utilizam da lousa digital para comporem peças , vídeo-aulas específicas, como na resolução de bosn exercícios que podem ser assistidos pelos alunos ad-infinitum e permitem novas compreensões, revisões, aprofundamentos. Tambem aprendi que a lousa digital deve conviver com os modelos menos digitais (lousa branca com caneta pilot mesmo ou a velha e ainda viva lousa para giz, que pode sim permanecer disponível - mais uma vez sempre utilizar-se o e ao invés do ou ao adotar-se soluções digitais). Outra questão que sempre aparece é se quando utilizarmos lousas touch isto trará mais simplicidade e induzirá ao uso. Estão chegando os projetores que utilizam a tecnologoa di Kinect ( cameras que capturam o movimento). Acho que de fato, quando a interatividade estiver ao alcance do dedo, sem a necessidade de buscar-se caneta em algum ponto da sala, isto simplificará, mas ainda o mouse permanece como metáfora nesta geração de professores, não acham?
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