2 fatos. Primeiro estive conversando com alunos do 4o. ano esta semana, quando entregamos suas senhas pessoais para uso da rede do colégio. Gradualmente estamos antecipando a autonomia dos alunos no uso pessoal da rede, que permite a eles manterem seus arquivos pessoais de trabalho na rede acessiveis tambem em casa e mais liberdade no uso dos computadores do colégio. Até o ano passado, liberávamos isto somente aos alunos do 6o. ano. Pedi a orientaçào para entrar nas salas e orientar os alunos quanto ao valor da senha pessoal, a responsabilidade de mantê-la secreta,.... Para minha surpresa, a conversa foi longa e repleta de questionamentos que extrapolavam minha expectativa. Eles queriam saber como recuperar seus arquivos em casa, se podiam trazer seus portáteis de casa para a classe, se podiam usar o wi-fi do colégio, entre outros pontos que demonstram que são usuários ativos e sofisticados, aos 9 anos de idade. Isto nos induz a pensar em como seria importante revermos nossas intervenções junto ao currículo deles e inserirmos discussões e atividades que os preparem para o volume de utilização do digital que ele têm. Seria preciso ensiná-los a terem proficiência no gerenciamento de seus arquivos, a saberem como utilizar pen-drives, emails e a nuvem com sabedoria, a cuidarem de seus perfis ( todos usam facebook, msn, ....). E como fazer isto sem aula sistemática na grade? 2o. fato: descobri ontem uma start-up, totalmente virtual, chamada Codeacademy (www.codecademy.com) , um site que estimula o ensino de programação para leigos. Sob a alegação de que será preciso produzirmos mais programadores e que programar é possível para muitos, 2 estudantes americanos produziram um ambiente didático para iniciaçao a programaçào em java, o mais utilizado código para publicação na web. Merece ser visitado e apreciado. Isto coincide com a preocupaçào anterior, que nos leva a pensar em montarmos uma oficina de jogos, para alunos de 5o. ano, usando o Scratch ( www.scratch.mit.edu), ferramenta de programação desenvolvida no MIT, filhote avançado da linguagem Logo do Papert. Há 20 anos nos preocupávamos mais em dar uma atitude mais completa e corajosa aos meninos diante do computador do que hoje, quando ficamos absolutamente refens daquilo que se nos insinuam. Acho fundamental refletirmos sobre novas inserções de conteúdo tecnológico em todos os níveis, conscientizando o cidadão, ampliando o raio de açao do futuro profissional, dando-lhe condiçào de fazer análises e tomar decisões mais proativas, evitando a sujeição possível dos grandes players da tecnologia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário