sexta-feira, 2 de novembro de 2012

MOOC - já ouviu falar?

Na quarta feira participei de um reunião da Praxis, que é um grupo de trabalho que reúne especialistas em tecnologia educacional aqui de SP. Uma professora da Graded discutiu conosco, entre diversos assuntos, o fato deles estarem abolindo o moodle como ambiente de publicação do professor e adotando o Google sites ou Google apps pela flexibilidade e descentralização que ele permite. Rapidamente os professores constroem sites de seus programas e revelam scripts muito mais ricos e abertos do que aquelas listas de links que vemos normalmente nos cursos no moodle. Os alunos igualmente apropriam-se do construtor de sites e são instados pelos professores a publicarem seus trabalhos, projetos, idéias no seu próprio ambiente/site. Ela diz que isto provocou uma avalanche, até caótica por ora, de publicação, o que por si só, indica alguma saída diferente para impactar o estudo, a aprendizagem, o trabalho de professores e alunos em busca de conhecimento efetivo. Estou estudando um movimento de educação superior chamado MOOC (massive open online courses), fenômeno que as universidades, especialmente as americanas estão provocando, ao disponibilizarem seus conteúdos para , sem requisitos, sem perspectivas de certificação,milhões poderem acessar. Se você ainda não viu nada parecido, acesse, por exemplo, www.coursera.org. Eu admiro o trabalho de pesquisa e produção de educação ativa do George Siemens, canadense da universidade de manitoba. Convido-os a assistir esta entrevista que ele da sobre os MOOCs e seu impacto na educação superior. Basta clicar em http://www.youtube.com/watch?v=VMfipxhT_Co&feature=youtube_gdata_player

Posted via email from Professor Conectado

Nenhum comentário: