Registrar bons momentos permite que possamos comemorar sempre e também nos apropriarmos do que foi conquistado para subir a níveis ainda mais altos.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
colocando-se do outro lado
2a. edição de um projeto de autoria do Alejandro, professor de LP do 3o. ano do médio. Baseado nos critérios de correção da Fuvest, onde se avalia abordagem, estrutura e expressão nas redações dos alunos, montamos no Moodle um ambiente de avaliação, onde o aluno lê 12 trabalhos, selecionados pela variedade apresentada na correção. Há trabalhos ruins, medianos, bons e excelentes. Os abaixo da crítica foram descartados. Digitalizamos todos os 12 textos, eliminamos a identificação de autor e os publicamos num questionário em que o aluno lê, toma a mesma decisão do corretor ( escolhendo de 1 a 5 para cada um dos 3 critérios de avaliação) e o sistema do Moodle compara suas escolhas para aquele texto com a decisão do corretor. Conforme a proximidade entre a escolha do aluno e a do corretor, feedbacks distintos indicam um boa ou má avaliação. O Alejandro então avalia a performance de cada um em relação aos 12 textos e cada 100% de acerto confere 0,2 na atividade. Funciona muito bem, pois há um tempo que regula a ação do aluno ( 5 minutos para cada redação avaliada), submete o aluno ao ponto de vista do corretor, permite-lhe comparar vários estilos, abordagens, e compreender melhor o critério de análise. Alem disto, no final, o professor tem uma visão completa de cada um, da turma, da série. Integração, experimentação, inovação, reunidos e dando certo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário