2a. edição de um projeto de autoria do Alejandro, professor de LP do 3o. ano do médio. Baseado nos critérios de correção da Fuvest, onde se avalia abordagem, estrutura e expressão nas redações dos alunos, montamos no Moodle um ambiente de avaliação, onde o aluno lê 12 trabalhos, selecionados pela variedade apresentada na correção. Há trabalhos ruins, medianos, bons e excelentes. Os abaixo da crítica foram descartados. Digitalizamos todos os 12 textos, eliminamos a identificação de autor e os publicamos num questionário em que o aluno lê, toma a mesma decisão do corretor ( escolhendo de 1 a 5 para cada um dos 3 critérios de avaliação) e o sistema do Moodle compara suas escolhas para aquele texto com a decisão do corretor. Conforme a proximidade entre a escolha do aluno e a do corretor, feedbacks distintos indicam um boa ou má avaliação. O Alejandro então avalia a performance de cada um em relação aos 12 textos e cada 100% de acerto confere 0,2 na atividade. Funciona muito bem, pois há um tempo que regula a ação do aluno ( 5 minutos para cada redação avaliada), submete o aluno ao ponto de vista do corretor, permite-lhe comparar vários estilos, abordagens, e compreender melhor o critério de análise. Alem disto, no final, o professor tem uma visão completa de cada um, da turma, da série. Integração, experimentação, inovação, reunidos e dando certo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário