Registrar bons momentos permite que possamos comemorar sempre e também nos apropriarmos do que foi conquistado para subir a níveis ainda mais altos.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Ipads na sala de aula 1
O início desta experiência remonta a 2009, quando compramos os primeiros netbooks Classmates da Positivo. Nossa intenção já era experimentar tecnologia embarcada na sala de aula, o mais transparente possível, eliminando os velhos hábitos do laboratório de informática, local antisséptico, onde o professor vem desenvolver atividades com tecnologia. Acreditamos que a tecnologia para funcionar de forma eficaz, tem de estar a mão, sempre no local em que estamos, just-in-time. Foram quase 3 anos de aprendizado para perceber que há muitas dificuldades para incorporar esta dinamica as salas de aula. Em especial a fragilidade dos equipamentos ( telas pequenas, mouses nativos de difícil manuseio) e do funcionamento perfeito da rede wireless, levam muitas vezes o professor a preferir os laboratórios, onde ele conta com apoio permanente, estabilidade,.... Quando surgem os tablets ( especialmente os Ipads), em 2010, pensamos: esta provavelmente será a máquina das crianças, dos alunos. Começamos a pesquisar sua evolução. Compramos um kindle no início de 2010. Esperamos o mercado de livros digitais brasileiro evoluir. No início de 2011, diante da evolução do mercado americano e da entrada do Ipad, resolvemos partir para uma experimentação ainda mais profunda. Podíamos conseguir, alem das vantagens pedagógicas, ganhos expressivos no peso das mochilas dos alunos e na economia de papel na impressão de nossas apostilas. Compramos 10 Ipads e 10 Kindles. Queríamos experimentar os e-readers para termos certeza de que os tablets darão conta da leitura que neles funciona tão bem.
Marcadores:
tablets na sala de aula,
tecnologia na sala de aula
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário