Henry Jenkins, professor de comunicação no MIT, autor de Cultura da Convergência e da Confronting the challenges of Participatory Culture ( ambos disponíveis na nossa biblioteca), cunhou uma lista de 10 competências essenciais para a vida contemporânea e preocupa-se em como iremos, na escola, forjar estratégias e atividades que desenvolvam tais habilidades em nossos alunos. Vejam a lista:
1. Jogar: a capacidade de experimentar com o ambiente como meio de resolver problemas
2. Simulação: a habilidade de interpretar e construir modelos dinâmicos de processos do mundo real
3. Performance: habilidade de adotar identidades alternativas com o propósito de improvisação e descoberta
4. Apropriação: a habilidade de samplear (Utilizar trechos de registros sonoros antes realizados para montar uma nova composição (geralmente musical).e remixar (Mixar novamente, alterando o que foi feito antes. Quando se trata de música, muitas vezes são adicionados instrumentos, outras vozes, coros, mudam-se os arranjos etc.) conteúdo digital
5. Multi-tarefa: a habilidade de vasculhar o ambiente em busca de detalhes vitais ( na solução do problema a resolver-se) – fazendeiros devem completar uma série de tarefas que requerem atenção localizada, enquanto caçadores devem varrer uma paisagem complexa na busca de sinais e pistas sobre onde a presa pode estar escondida. Escolas foram desenhadas para criar fazendeiros.
6. Cognição distribuída: a habilidade de interagir significativamente com instrumentos que expandem as capacidades mentais – a inteligência não é mais um atributo dos indivíduos, ela está distribuída pelos cérebros, corpos e mundo.
7. Julgamento: a habilidade de avaliar a credibilidade e veracidade das diferentes fontes de informação
8. Navegação transmidiática: a habilidade de seguir o narrativas a partir de múltiplas mídias
9. Networking: a habilidade de procurar por, sintetizar e disseminar informação
10. Negociação: a habilidade de navegar por diversas comunidades, discernir e respeitar múltiplas perspectivas, compreendendo e aceitando normas alternativas a sua própria
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