Interessante observar que as melhores práticas recentes utilizando tecnologia partiram de professores de geografia, do fundamental 2 e do médio. Giba retoma um projeto que já executamos em 2010, quando os alunos voltam do Lagamar. Utilizando uma sala de chat associada a uma wiki, os alunos da 6a. série, em grupos de 8, sentados separados e cada qual com um computador, têm de se organizar usando o chat, sem falar e produzir um texto-reflexão coletivo na wiki. A temática era Desenvolvimento e Preservação - como equilibrar - Os resultados em termos de organização, moderação, comunicação e produção coletiva são notáveis. Observem o depoimento de uma das alunas.
" Todo o meu grupo se envolveu muito no trabalho, mesmo que não dava muitas ideias, colaborava com o projeto apoiando algumas ideias e dando sua opinião sobre o texto já escrito. Nem todas as ideias foram aprovadas, mas isso aconteceu porque não eram de muita qualidade. Mas a maioria delas foi compartilhada entre o nosso grupo, possibilitando todos de saber o que pretendíamos colocar na WIKI.
É muito diferente trabalhar em grupo virtualmente e, como sempre, este jeito de se estudar tem pontos positivos e negativos. Eu acho que há muito mais vantagens do que desvantagens, pois, as pessoas que não contribuem muito com seus aprendizados na classe, souberam opinar e posicionar suas ideias sobre o trabalho virtualmente, o que eu realmente acho que não fariam em classe. Há outras vantagens, como por exemplo, cada um escreve o que acha, sem que, como seria na classe, ninguém os "corte" para que no final, a ideia inicial seja esquecida. Há um ponto negativo, que, em minha opinião, foi muito desvantajoso, pois quase todos os grupos escolheram uma pessoa para postar/escrever na WIKI (no caso do meu grupo, eu). Esta pessoa ficava "fora" da conversa pelo tempo que estava escrevendo, então, quando "voltava" para o chat, via que havia "perdido" muita coisa.
Entretanto, eu gostei muito deste trabalho, pois trabalhar virtualmente é muito melhor do que juntar as mesas de grupos nas classes (o que realmente fica a maior gritaria). Eu acho que deveríamos fazer todos os trabalhos em grupo assim, pois, deste modo, todos do grupo poderiam opinar e posicionar suas ideias (sem serem "cortados" por outros colegas) e, além disso, no chat, o professor pode perceber quem realmente trabalha ou não e, principalmente, ver que as pessoas que não se manifestam na classe, podem ser muito úteis, tanto nos trabalhos, quanto nas ideias.
Neste trabalho, aprendi muito sobre o impacto ambiental que nós causamos no Lagamar, e sobre o ponto de vista do governo e dos moradores sobre o assunto de preservação e desenvolvimento. Além disso, aprendi que virtualmente as pessoas dão mais ouvidos às suas ideias, mesmo que elas não sejam tão boas assim." MICHELLE ISHIDA CHIANG (6/1/B)
Nenhum comentário:
Postar um comentário