Registrar bons momentos permite que possamos comemorar sempre e também nos apropriarmos do que foi conquistado para subir a níveis ainda mais altos.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Uso de projeção em sala de aula - para o bem e para o mal!
Conversando com meu filho, aluno da 6a. série, sobre os novos equipamentos nas salas de aula e ele me sai com esta: " Pai, eu prefiro quando o professor usa giz na lousa. Consigo acompanhar melhor o que ele fala, compreendo e ainda posso copiar da lousa. Quando o material já vem preparado, na tela, fica difícil acompanhar tudo, eu acabo perdendo a explicação para poder copiar...." Achei lapidar a explicação dele, defendida com enfâse na necessidade de acompanhar o raciocínio desenvolvido pelo professor na sua apresentação. Esta situação ajuda-nos a refletir sobre o papel das tecnologias no apoio ao ensino, de modo geral. É fundamental encontrarmos na tecnologia a alavanca para nosso trabalho, ou seja, ela deve ser mobilizada só e somente quando alavancar mais e melhor aprendizagem. Como nossos alunos são múltiplos, será sempre preciso produzirmos diferentes estratégias para propiciarmo-lhes múltiplos insights. Nesta busca pela individualização, as tecnologias tambem podem nos ser muito úteis. Voltemos ao caso do Daniel. Normalmente, ele procura captar o sentido do conteúdo apresentado na aula presencial, ali na hora. Ele prioriza a compreensão em detrimento da cópia. Ele tem este estilo de compreensão rápida e normalmente revisa pouco ( e confia demais) nesta apreensão inicial. Outros alunos precisam de material estruturado para poder revisar, depois da aula, o que viram ( e ouviram) em sala. Daí darem mais importância a cópia, talvez, do que a compreensão neste primeiro instante. Pergunto então, se um bom material de apresentação, feito em power point, ajuda ou prejudica estes 2 tipos de alunos? Como preparar uma apresentação que apoie a exposição sem roubar a construção do raciocínio e que tambem sirva de material para uma revisão do assunto? Talvez sejam 2 peças distintas, uma para cada finalidade, não acham? Na peça que servirá ao apoio a aula expositiva abundância de esquemas, imagens, simulações e animações que possam economizar tempo ( de desenhar) e melhorar (graficamente, tornando mais eficiente a visualização, a comunicação das idéias) a lousa do professor. Devem ser bem limpas de texto ou conter no máximo alguns slogans necessários a formação do conceito e ao enredo da aula. Já a outra peça, a de revisão, deve ser roteirizada como imaginamos que o caderno do aluno pudesse ser. Sabendo o aluno que esta peça estará pronta após a aula, ele vai registrar algo em seu caderno? Vai prestar a atenção na explicação? Parece um labirinto sem saída. Eis nosso enigma de hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário