quarta-feira, 2 de junho de 2010

Laptops nas aulas do ensino médio

O médio seria naturalmente o candidato natural a começar o processo de incorporar os netbooks como instrumento regular do aluno em classe. Mas, pela flexibilidade dos programas e outras dificuldades, o fundamental 2 avança mais rapidamente. Entretanto, notamos neste ano um movimento que começa a chamar mais vezes o carrinho com os netbooks para o corredor, especialmente no 1o. e 2o. anos. O Paulo Neves, professor de matemática do 1o. ano, produziu hoje, ao longo de uma aula expositiva, um momento de prática usando o Graphmat, software de simulação em funções. Em 30 minutos, os alunos faziam várias experiências a partir de um roteiro sugerido e o Paulo ia discutindo com o grupo alguns resultados. Em geral, notamos que os alunos ficam mais concentrados quando a atividade se desenvolve na sala de aula. Pegam os computadores no carrinho, sentam-se e trabalham. O professor, por sua, vez está no seu ambiente, o que tambem traz vantagens. Estamos buscando intensificar estas experiências, visando aproximar o momento da adoção plena desta tecnologia como instrumento de trabalho de professores e alunos.

Nenhum comentário: