Temos um grupo de 12 professores dos 3 cursos ( EF1, Ef2 e EM) que estão discutindo metodologias de uso dos ambientes virtuais de aprendizagem para apoiar nossos programas de recuperação e aprofundamento. Neste caminho, este grupo passa agora por um curso a distância com um profissional contratado pleo colégio para disparar reflexões sobre forma, autonomia, estrutura, linguagem alem de colocar-nos na posição de aluno a distância, permitindo um mergulho nesta realidade. Uma das tarefas é analisar as redes sociais e suas perspectivas didáticas. Usamos o ning ( um agregador de ferramentas sociais) para testes. Achamos uma comunidade no ning que pode representar uma boa utilização deste ferramental social voltada a comunidade dos professores de história Vejam em http://cafehistoria.ning.com/ .
Percebam que ali convivem diversas cabeças que procuram compartilhar suas práticas, suas idéias, seus hobbies e por que não, suas idiossincrasias ( e loucuras).
Imaginem que um curso de biologia, por exemplo, no 1o. ano, se propusesse como pano de fundo do curso, produzir, ao longo do ano, um ambiente assim, voltado a toda a informação que fosse relevante no reino da biologia e afins......
Percebam que na essencia, o Moodle carrega todas as funcionalidades que encontramos no ning ( foruns, blogs, calendário, ....), mas seu layout é estruturante, cartesiano, didático??? enquanto no ning ali tudo flutua na superfície, num caos organizante....
Nenhum comentário:
Postar um comentário