Cristina Sicca, professora de francês da 7a. série desenvolve desde 2000 o projeto Correspondande em que alunos do colégio intercambiam conhecimento, via email, com alunos estrangeiros. Em 2010, serão 6 grupos de correspondência. Cada turma nossa terá uma turma de um diferente colégio europeu de 3 países( Itália, Rússia e Romênia) em que o francês funciona como 2a. língua. Desde o ano passado adotamos o blog como meio de publicação e comunicação, pela sua plasticidade e interatividade mais coletiva. No ano passado fomos premiados pela Associação de docentes de língua francesa que hospeda o projeto. Achamos que o projeto, mesmo tendo 10 anos, tem muito a evoluir.
O tema redes sociais é amplo e ainda inexplorado. Há 2 anos atrás preparava uma palestra em que falava de ferramentas sociais e as oportunidades que se criavam ao adotar-se o uso de blogs, wikis, delicious, .... Hoje percebo que já não faz mais sentido falarmos de ferramentas sociais, mas sim das redes sociais. Aprendi que precisamos capturar o fenomeno cultural que está por trás das ferramentas. Precisamos compreender melhor o que mobiliza o jovem a compartilhar sua vida, expressar-se para platéias grandes, opinar, criticar, expor-se enfim, de maneira bastante muito mais evidente do que faz nas oportunidades que propiciamos na escola. Precisamos tambem compreender como legitimar junto a estes jovens uma apropriação na escola destes ambientes que são seu reduto de liberdade, não institucional, para não correr o risco da apatia, desprezo,.... Precisamos mergulhar nós mesmos nestas redes, para podermos experimentar as sensações de ser observado, de estar exposto, de compartilhar. Precisamos quebrar os mitos em torno destes hábitos dos jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário