Registrar bons momentos permite que possamos comemorar sempre e também nos apropriarmos do que foi conquistado para subir a níveis ainda mais altos.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Abrindo com chave de ouro!
4o. ano, retomando as atividades no CEI, numa semana chuvosa, com interrupções por falta de energia, desenvolveu uma atividade introdutória, concebida pela professora Ellen, que julgamos merecer atenção. O objetivo da atividade é permitir que os alunos operem com mapas conceituais, que serão aplicados aoaprendizagem de uma temática de classe sobre os índios brasileiros. Para disparar esta competência, a professora faz na lousa ( com projetor) alguns combinados ( verbos são caixinhas redondas, substantivos são retangulos,...) e desenha seu mapa pessoal ( seus hobbies, suas preferências,...). A partir daí, os alunos são convidados a desenhar seus mapas, como se estivessem se apresentando a alguem. Partindo dos verbos ( gosto, pratico, amo, odeio,....) eles estabelecem uma árvore como na imagem anexa. O que nos chamou a atenção foi o depoimento da professora sobre a latência da necessidade dos conectivos ( coloco o sujeito - eu - o verbo - gosto - e o objeto - nadar - ficando obvio que falta uma palavra de ligação - de), preparando o terreno para uma discussão sobre a transitividade do verbo, entre outras oportunidades que construções assim oferecem. Mas estes meninos acabam de começar a discutir verbos e ainda não estão prontos - não estão prontos? Gostaríamos de ter uma coleção com dezenas destas situações de ZPD ( Vigotsky chama de Zona Proximal de Desenvolvimento) para uso geral. Começo promissor! Feliz 2010 a todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário