Registrar bons momentos permite que possamos comemorar sempre e também nos apropriarmos do que foi conquistado para subir a níveis ainda mais altos.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Educomunicação
" Em um projeto de educomunicação, o jovem escreve, fala, narra, grava, fotografa, filma, documenta. Aprende a se comunicar e a ver com olhos críticos a comunicação que o rodeia. É estimulado a discutir idéias, a pesquisar e selecionar conteúdos, a trabalhar em equipe, lidando com cobranças, prazos, imprevistos, num ensaio prático do que poderá ser a vida profissional. ...". Li isto numa matéria no Valor Economico de Lélia Chacon, jornalista especializada em cultura jovem, editora da Revista Onda Jovem, editada pelo Instituto Votorantim, e nela vi uma síntese do que buscamos nas parcerias construídas ao longo dos cursos fundamental II e médio. São dezenas de projetos que utilizam-se de ferramentas como blogs, wikis, fóruns de discussão, entregas de tarefas via portal do professor, .... e nelas procuramos garantir CEI e professores que os alunos desenvolvam autonomia e discernimento para operar suas funções individualmente ou em grupo. Que aprendam a compartilhar conhecimento, a ser generosos com seus pares, a reconhecer na proposta que o professor publica, o melhor caminho a trilhar, a sair gradualmente da condução e orientação estritas do professor para buscar sua forma de solucionar o problema, de encontrar as peças que faltam nos quebra-cabeças propostos. Vou sugerir que revisitemos os projetos de geografia da 6ª. e 7ª. séries, os projetos de língua portuguesa da 8ª. série, o projeto de história da 5a. série, as propostas de inglês espalhadas por todo o fundamental 2 e vamos ver a comunicação como competência sendo exercida na nossa escola. Leiam tambem esta matéria sobre as Gerações desplugadas (nós?)....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário