
Lendo o texto " Uma mãozinha para quem quer ir bem no ENEM" que propõe o uso de quizzes para "treinar" os alunos para esta nova conjuntura da prova, surgiram idéias interessantes. Temos diversos instrumentos para a criação de questionários. Os professores do Ensino Médio utilizam-se já regularmente de uma ferramenta do portal do professor para simular provas e permitir aos alunos se testarem. Vejam a imagem do relatório típico que alunos e professores recebem ao final do simulado. No fundamental, utilizamos a ferramenta Hot Potatoes, um criador de testes bem criativo para a produção de dezenas de desafios aos alunos, desde o 1o ano. Algumas reflexões: qual a diferença de um quiz de um questionário múltipla escolha? Alguns elementos lúdicos como tempo para a solução do exercício ou da bateria, resultados instantaneos ao final, dicas,.... E quanto a transferirmos, como propõe o texto, a criação dos quizes para os alunos? Fazer perguntas quase sempre é um processo mental mais complexo do que respondê-las. Temos tambem a possibilidade de produzirmos desafios para envio aos alunos pelo celular, como revisão para uma prova, por exemplo. Reflitam! As ferramentas estão aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário