
Levar os alunos a representar seu conhecimento sobre determinado assunto num formato de mapa conceitual, pode levá-los a perceber relações entre os conceitos que não haviam sido estabelecidas antes. Pode levar tambem a nós, professores, a reconhecermos lacunas e vícios de compreensão que dificilmente perceberiamos num texto linear. Pode permitir ao aluno incomodar-se e ir em busca de novas relações entre os fatos que listou e pode permitir-nos então avaliar a compreensão ampliada que nossa intervenção propiciou. Enfim, podemos fotografar a compreensão de nosso aluno sobre determinado fato ou fenômeno. Uma nova ferramenta de avaliação. Conheçam as ferramentas que permitem este tipo de trabalho, todas gratuitas. Cmap ( a mais completa, desenvolvida numa universidade americana), a Webspiration ( uma versão online do KidsPiration que temos aqui na escola e que é utilizado por diversos professores para brainstorms e produções) e o Bubbl que é uma outra possibilidade.
Um comentário:
Olá! Trabalho com a utilização pedagogica das TIC e encontrei o seu blog porque sou fã dos mapas, eles são meu objeto de estudo também! Excelente artigo, ajuda muito quem está descobrindo essa maravilhosa ferramenta!
Aproveito para comentar que em setembro vamos oferecer cursos sobre os *objetos de aprendizagem e a lousa digital*! Além desses novos cursos, atendendo a pedidos, abriremos também novas turmas do curso *Tecnologias da Inteligência: como se ensina e se aprende no virtual*. Em todas as nossas propostas o mapa está presente!
Confira:
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: O PROFESSOR COMO AGENTE NO PROCESSO - 14 a 28 de setembro de 2009
A LOUSA DIGITAL NA EDUCAÇÃO - 28 de setembro a 09 de outubro de 2009
Para maiores informações acesse nosso site https://sites.google.com/site/cursosdmjn/
Abraços!
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